Os dentes escurecem pela idade, movimentos ortodônticos e traumas, que promovem deposição de dentina reacionária, que é mais escura que a dentina primária.
O processo de clareamento ocorre através de substâncias clareadoras à base de peróxidos de variados tipos e concentrações, que por difusão, penetram nos tecidos do dente e reagem com os pigmentos quebrando-os em partículas menores para então serem eliminados, tornando os dentes mais claros. Este processo em nada interfere na estrutura do dente, portanto não os deixa mais frágeis.
Pode ocorrer sensibilidade durante o tratamento porque o agente clareador age na dentina, que é cheia de microtúbulos com prolongamentos nervosos, esta sensibilidade é temporária, cessando ao término do tratamento. Os pacientes que já têm histórico de hipersensibilidade devem realizar um preparo prévio dos dentes, usar géis clareadores específicos, com concentração e tempo adequados e laserterapia.
Estudos recentes mostram que os alimentos pigmentados podem ser ingeridos durante o clareamento e não interferem no resultado. As manchas provocadas por alimentos, medicamentos e tabagismo, são extrínsecas e podem ser removidas com profilaxia.
O clareamento deve ser supervisionado por um cirurgião-dentista e quando bem executado é seguro e eficaz, além de conferir um aspecto mais jovem e saudável ao sorriso.
Marque já sua avaliação e invista em sua saúde bucal!
Dentista, ortodontia e implantes em vitoria de santo antao – PE